quarta-feira, 13 de maio de 2009

Cúrva




Não, meu caro, não há qualquer erro ortográfico no título deste post. Nem tampouco a palavra curva passou a ter acento após esta bendita reforma ortográfica. A presença daquele acento ali foi intencional. E já explico o porquê.

Uma coisa que sempre me chamou a atenção, nas muitas vezes em que viajei sozinho pelas madrugadas, era me deparar com estas placas dizendo "Curva acentuada" antes de curvas mais perigosas. Porra, curva acentuada é cúrva. E fala sério, o cara vem despingolado, muitas vezes embriagado, tem pela frente uma curva fechada que contorna um despenhadeiro, e ainda tem que ler "Curva acentuada"?! Vá a merda!

Em certas situações a educação vira hipocrisia, e só atrapalha. Garanto que se estivesse escrito algo assim: "Curva fechada pra caralho!", "Freia essa porra!" "Pára tudo!" ou "Morte certa", neguinho ia respeitar e entender muito melhor. Ou então colocava apenas o desenho de uma caveira ou um carro capotando em chamas, como a placa que delimita a pista do aeroporto Santos Dumont.

Viajando pelo Brasil você verá diversas formas de alertar para a mesma coisa. Quebra-molas, por exemplo. É até um nome bacana. Tem a objetividade dos índios, diz logo que você vai se foder se passar voado. Mas pelo Brasil, há inúmeras formas de dizer a mesma coisa. Já vi, por exemplo, "obstáculo" e "Obstáculo transversal", "lombada", "Saliência", e por aí vai.

Bom acho super legal cada região ter sua própria cultura e sua maneira de se expressar. Mas se um português tarado estiver dirigindo, e vir uma placa escrita "Saliência", vai parar e procurar onde fica o puteiro. Outros, até entenderem do que se trata, já terão quebrado o carro todo...

É igual quando você lê: "Evite deixar remédios ao alcance de crianças". Pomba, evitar?! Evitar você tem é de deixar a torneira aberta ou deixar a tampa da privada levantada. Criança brincando com remédio pode resultar em morte, não tem essa de "evitar". Por que então vagabundo não escreve: "Porra, vê se não deixa teu filho botar a mão nesse vidro, caralho!"

Do jeito que eles fazem, vão acabar escrevendo: "Evite atirar na própria boca", "Evite pular pela janela", "Evite beber água da privada", ou coisas do nível.

Fiz este post porque acho que para frescura tem hora. Em certas horas, ser objetivo é muito mais que um luxo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui, ou entao vá encher o saco de outro!