sábado, 9 de maio de 2009

Insatisfação Garantida



Não é de hoje que eu penso em escrever sobre este assunto: a insatisfação constante do ser humano. E não são problemas como a fome na África ou a crise dos EUA que fazem com que as pessoas passem a vida reclamando, insatisfeitas. É muito pior que isso. Homens e mulheres reclamam dia e noite de coisa ridículas como a voz chata do vizinho ou do motorista lerdo à sua frente. E tem mais: em um minuto reclamam que a comida está muito quente e dez minutos depois que já esfriou. Resumindo: as pessoas reclamam demais e nunca estão satisfeitas.

Vejam alguns exemplos:

Na boate
- "Não tem ninguém nessa festa. Vou vazar". Mas se está cheia: "Não dá nem pra andar aqui. Que inferno!"
No elevador
- "Hoje está frio, né?". Ou se está mais quente: "Mas que calor!!!".
Namorados
- "Deixa de ser ciumento! Eu não fiz nada!". Já se o namorado não reclama: "O cara mexeu comigo e vc não fez nada!"

Um dos exemplos que mais me revolta faz parte da história cultural de Nova Friburgo. Quando vim morar aqui me encantei com o então Friburgo Kaiser Festival. Uma grande festa que acontecia todo ano na Via Expressa com entrada gratuita, shows de bandas locais e grupos folclóricos alemães. A festa era frequentada por gente de todo tipo, durante todos os dias da semana, inclusive à tarde, quando os pais levavam os filhos para brincar no parquinho ou simplemente comer um salsichão. Com o tempo fui conhecendo novas pessoas e todas reclamavam que a festa não tinha atrações de "peso". Sempre era a mesma ladainha: "Essa festa tinha que ter uns shows melhores, com grandes bandas, mesmo que tivéssemos que pagar o ingresso!". A reclamação era tão repetitiva que acabou se tornando realidade. No primeiro governo da Dra Saudade, a festa passou a ter um novo formato. Foi contratada uma empresa para produzir o evento, que teria atrações de nível nacional, porém a entrada não seria mais gratuita. E assim funcionou por 8 anos. Mas como o negócio é reclamar, o povo começou a pedir a volta da festa no formato antigo. E a nova reclamação não tem pouco tempo. Lembro que já em 2003, na terceira edição "paga" da festa, já tinha um desgraçado ou outro reclamando que tinha que pagar R$5 para ver o show da Kelly Key.

Como você já deve ter percebido, eu também estou reclamando ... reclamando da reclamação constante. Mas é graças a esta insatisfação que o ser humano evoluiu e não vive mais no tempo das cavernas.

Bom, milhares são os exemplos desta prática e agora não vem mais nada à minha mente. Peço que vcs enviem comentários com as reclamações mais absurdas que já ouviram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui, ou entao vá encher o saco de outro!