sexta-feira, 26 de março de 2010

'Chip' converte água do mar em potável

Pronto, de agora em diante vc pode disperdiçar agua a vontade, lave por horas sua calçada, ou entao simplesmente deixe a torneira aberta o dia todo, pq seus problemas acabaram!!! Brincadeira em gente.

Foi criado um conversor de agua suja pra agua limpa, ou seja, faz mais ou menos oq o nosso rim faz porem ao contrário. Na boa, isso nao precisaria ser inventado se nós nao fizessemos tanta cagada, mas ja q estamos precisando, entao melhor assim, mas disperdicar agua em alguns lugares, hoje em dia, é quase que matar uma pessoa, de tao sagrado que é. Temos que agradecer por viver em um lugar onde praticamente nao falta nada, nem agua e nem comida, pq existem lugares extremamente zero de tudo, e nesses lugares mesmo nao parecendo, sao habitados por muitas pessoas.

agua-doce-potavel-20100324124311

Olha so a matéria:

Uma unidade do sistema: no canal em forma de y, a água do mar entra pela direita; a água potável sai pelo canal mais abaixo, à esquerda
SÃO PAULO - Converter água salgada em doce e potável não é algo simples – mas pode ser crucial para áreas de desastre (como Haiti).
Buscando soluções mais facilmente aplicáveis em emergências, pesquisadores do MIT desenvolvem unidades portáteis recarregáveis com luz do sol ou baterias que, além de remover o sal, eliminariam 99% de contaminantes, vírus e bactérias.
O método que usa concentração polarizada de íons foi criado por Sung Jae Kim e Jongyoon Han, do departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação do Massachusetts Institute of Technology.
Atualmente, uma das principais formas de remover o sal é a chamada osmose reversa, que usa membranas como filtro e que exige bombas grandes para manter as altas pressões necessárias. Este novo sistema, no entanto, repele sal e micróbios da água de forma eletrostática, graças à membrana chamada “íon-seletiva” do sistema.
Tudo funciona em escala microscópica, com métodos de fabricação similares aos chips, porém utilizando produtos como o silicone. Cada dispositivo só conseguiria limpar quantidades diminutas de água, mas um grande número deles poderia produzir 15 litros potáveis por hora - seria necessário aglomerar 1.600 desses “chips”.
Nos testes, os pesquisadores conseguiram remover 99% do sal e de contaminantes. A quantidade de energia necessária ainda é alta, comparável á da osmose reversa, porém ele possui a vantagem de produzir dessalinização em qualquer escala. O MIT acredita que, com aperfeiçoamento, ele chegue a consumir somente a energia de uma lâmpada convencional.
Os pesquisadores acreditam que deva levar dois anos para lançá-lo no mercado.

Fonte: Info/Abril

Um comentário:

  1. Beleza! Já fodemos com a água doce, agora inventaram um jeito de foder com a salgada... daki uns tempos a matéria vai ser "Depois do fim da água doce... estamos a ponto de um colapso no mar devido à larga utilização de suas águas! Valeu tecnologia!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário aqui, ou entao vá encher o saco de outro!