quarta-feira, 22 de abril de 2009

Paciência


Paciência é uma merda.

"Pronto, ele surtou de vez!" dirão alguns. Afinal, como uma virtude tão elevada quanto a paciência pode ser uma merda?

Pois eu te digo, meu chapa, que minha vida é muito mais estressante por eu ser um cara paciente.

Não, não estou falando com isso que o erro seja meu, nem que o problema maior esteja no fato de voluntariamente eu engolir certos sapos para não ter que iniciar jihads diárias. Eu até que levo isso na boa. O duro, como diria Falcão, são os comentários.

Um dia desses um mala me pegou no telefone quando eu estava no computador cheio de trabalho atrasado. O cara era uma dessas pessoas cheias de grana e sem ter mais o que fazer, que por mais que você explique que está trabalhando, e com muita pressa, ele fica lá perguntando: "Mas e aí, o que você achou da corrida?"

Porra, dá vontade de matar. Eu tenho um site, acabei de publicar um texto dizendo tudo que eu achei da corrida, e o filho da puta tem preguiça de ler e quer que eu pare tudo para repetir em viva voz para ele?

Mas é aquilo, sou educado demais. Em vez de entrar num ônibus e ir atrás do animal para exterminá-lo, como provavelmente eu deveria fazer, eu fico ali, meia-hora pagando meus pecados, dizendo monossílabos enquanto entrego o sacrifício a Deus pelas almas do purgatório.

Mas tudo bem, eu suporto isso. O duro foi ouvir minha mãe dizer que eu não tenho coragem de dizer que estou ocupado.

Bom, vamos lá:

1) minha mãe passa pela mesma coisa com as amigas dela, quase diariamente;
2) De quê adianta ela me instigar ao homicídio? Que bem fez ela ao me fazer sentir culpado por abafar meus instintos pscicopatas?
3) Ela usou o termo coragem. Peraí: será que ela acha que eu tenho medo de dizer heresias e abominações a quem quer que seja??? Será que ela não entende que o único medo que sinto é o de minha própria falta de limites no momento em que perder a paciência de vez???
4) Eu por diversas vezes já fui explícito com relação à minha pressa ou indisponibilidade. As pessoas simplesmente ignoram, e me deixam essas duas opções: me transformar num homem fora de controle, ou seguir aturando.

E então hoje eu perdi a paciência em casa. Minha empregada trabalha aqui desde que eu nasci, há 30 anos, e sempre me odiou declaradamente. É algo instintivo, ela gosta de meu irmão e me odeia, assim, sem qualquer razão. O QI dela deve ser o mesmo de uma iguana, e iguanas agem assim.

Claro que com o passar dos anos eu tb passei a detestá-la, e hoje temos muitas razões para isso. Acontece que hoje eu não tava para aguentar certas coisas, e desci o barraco. Mandei às favas, queria ver o circo pegar fogo.

E justo quando eu comecei a desopilar o fígado, veio minha mãe com aquela velha chantagem: "Você sabe em cima de quem isso tudo explode, né?"

Ok, quer dizer que eu aguento essa doente me tratando mal desde que eu nasci, sem qualquer razão que não seja hormonal, engulo sapos diariamente, e no dia em que eu resolvo reclamar o errado sou eu?! Ainda tenho que me sentir culpado por terem deliberadamente acabado com minha paciência?? Só falta alguém querer que eu agradeça a cada vez que um beócio abusar de mim...

O grande problema em relação à paciência é que ninguém vê quando você lança mão dela. Ninguém percebe o esforço diário que você faz para não se descabelar o tempo todo com tanta gente sem noção à sua volta, fazendo coisas absurdas, que deveriam merecer açoitamento em via pública.

Não importa o quanto você aguente, as pessoas só irão ver quando você perder a paciência, nunca quando você usá-la.

E aí, as mesmas pessoas que diziam que você não tinha coragem para falar algo, irão te olhar com cara feia e dizer: "Porra, vc se irritou por causa disso!!??"

Ou seja, tudo que vc engoliu anos a fio não te valeu nada. E as pessoas que te criticavam porque vc não falava nada, agora te criticam porque você falou.

Paciência é uma merda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui, ou entao vá encher o saco de outro!