quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Só não é mais burro por falta de vitaminas


Bom, encaremos os fatos: eu ando deprimido. Não aquela depressão esteriotipada de quem fica dizendo que vai se matar, nada disso. Mas aquela que sem vc perceber vai te roubando um pouco (às vezes muito) do sabor da vida. Sem dramas, é só uma fase que vai passar.

Nessas horas, acho que uma das melhores coisas a se fazer é encarar o mundo, desligar a televisão e ir a campo, ver o que existe por aí. Infelizmente, tem sempre gente sofrendo perto da gente. Tem sempre uma instituição de caridade precisando de ajuda, tem sempre gente doente precisando de visita, carinho e atenção.

Mas não foi nada disso que me estimulou a fazer este post, na verdade. Acontece que eu estava pensando nisso, nesse monte de gente sofrendo, sem chance na vida, e de repente meu cérebro buscou uma lembrança relacionada que conseguiu me fazer chorar de rir, mesmo em meio a pensamentos tão sombrios. Ao pensar em pessoas com problemas, acabei me lembrando do Chaves (não o Hugo, e sim o do SBT), e aí não teve jeito.

Me recordo de certa vez ter ouvido o saudoso Seu Madruga, num momento de desespero absoluto em relação às flagrantes e terríveis limitações intelectuais do garoto, berrar que ele (Chaves) só não era mais burro por falta de vitaminas.

Cara, pense um pouco no conteúdo dessa frase. Que tragédia! Que caso perdido, que tristeza... Um pobre diabo, uma besta, que além de ser extremamente burro por vocação, ainda sofreu com uma desnutrição grave no momento de sua formação física, e com a marginalidade durante a formação intelectual. Cara, quando você chega ao ponto de não ter sido pior tão somente porque a vida não te deu meios nem para desenvolver seu cérebro decentemente, fico me perguntado se vale a pena ainda investir num caso desses.

Lembrei então de outras sequelas terríveis que o personagem apresentava. Por exemplo, quando entrava em pânico. Perceba que, segundo alguns catedráticos, nosso medo tem origem no desconhecido, naquilo que não controlamos ou aquilo que ignoramos. Ora, Chaves ignorava tudo, sua cultura era inferior à de um javali com sífilis, o que nos leva a crer que ele deveria viver com medo.

Ainda assim, quando a coisa apertava mesmo, seu cérebro mal formado simplesmente demenciava, travava, perdia qualquer capacidade de processamento. Uma carga injustificável de péssimos hormônios era despejada em sua corrente sanguínea, causando uma paralisia tão inútil quanto ridícula. Os poucos músculos se contraíam, e o garoto ficava lá, paralisado numa posição extremamente desconfortável, enquanto esperava a morte certa. Afinal, quer fosse por se tornar incapaz de reagir ao perigo, ou porque se nada interviesse ele ficaria ali parado até seus recursos energéticos acabarem, de um jeito ou de outro o fim seria o mesmo.

Fica difícil saber se esse fenômeno era simplesmente o cérebro tentando deliberadamente encerrar logo essa infrutífera jornada para lugar nenhum, ou se era um bug mesmo, um curto. Apenas mais um defeito em um organismo tão castigado que simplesmente já não tinha mais qualquer utilidade para a sociedade.

Pensando bem... A vida podia ser muito, mas muito pior mesmo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui, ou entao vá encher o saco de outro!