sábado, 1 de agosto de 2009

Eclipse


Semana passada teve eclipse solar. Segundo os jornais, foi o mais longo deste século, e outro igual só daqui a 130 e tantos anos.

Mas quer saber a verdade? Essa frase é quem nem aquela que diz: "ninguém vai te amar como eu amo". Todo mundo diz, e toda hora vc escuta a mesma coisa...

Desde que me entendo por gente, já ouvi uma quinzena de vezes os jornais dizendo que naquele dia ou noite ia acontecer o eclipse mais longo do milênio. É sempre assim, todo ano eles vem com a mesma conversa. "Outro igual só no ano 3472". Pura conversa!

A verdade é que tem eclipse todo ano, ou no máximo ano sim, ano não. E é um troço legal, vale a pena parar para olhar. O problema é que neguinho em vez de abrir o jogo e dizer: "Porra, vai ter eclipse hoje, legal", eles ficam fazendo de tudo para valorizar a coisa.

Essa é com certeza uma das grandes cascatas do jornalismo.

***

Mas mudando o enfoque sem mudar de assunto, a gente hoje acha super legal ver um eclipse, e desde jovens aprendemos a apreciar este espetáculo, sabendo direitinho o que está se passando (o tal do alinhamento entre Lua, Terra e Sol).

Mas imagine por um instante o que isso não representava para os homens das cavernas, ou mesmo paras as civilizações até a Idade Média...

Mermão, devia ser um negócio apavorante! Do nada o Sol começa a apagar em pleno dia, cacete! Imagine então se o cara tivesse feito alguma coisa terrível, e estivesse na hora com a consciência pesada. Pronto, aí ferrou de vez. Deus tá castigando, na certa!

Estou aqui brincando, mas a verdade é que muitas coisas assim já devem ter acontecido. Até que o fenômeno fosse completamente compreendido (coisa de pouco tempo atrás, em termos históricos), imagine só a quantidade de significados que não devem ter sido atribuídos. E mais! Como tem sempre acontecendo coisas significativas no mundo, imagine a quantidade de "coincidências" que já não devem ter acontecido.

***

Bom, após essas reflexões baratas, encerro este assunto.

Mas prometo voltar aqui na próxima vez em que um eclipse for anunciado, apenas para comprovar essa história de que todo biênio tem um eclipse que será o mais longo do milênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui, ou entao vá encher o saco de outro!