quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Portunhol

Genteeeeee!
Oi! ^^
Então que lendo o Morróida hj descobri que desde de 2005 existe um dia pra disseminar o portunhol pelo mundo. Poizé! é isso mesmo, vê só o que eu tirei do site oficial:

"A última sexta-feira de outubro é especialmente importante para os moradores da terra tupiniquim localizada ao sul do equador, conhecida como Brasil. Terra esta de muitas cervejas, festas, carnaval e, obviamente, futebol.

Sendo que o Brasil é o único país das américas cujo idioma oficial é o português, pelo menos pelo que se tem conhecimento, sofremos uma influência do idioma espanhol muito grande. Foi na última sexta-feira de outubro de 1302 que os escravos, traduzidos da Babilônia, rebelaram-se contra o poder do império espanhol, liderados pelo General José Ruellas, os escravos lutaram por dias até que, finalmente, viram-se livres dos brutais senhores espanhóis.

Infelizmente a língua espanhola já estava demasiadamente incluída na cultura dos escravos, que não conseguiam mais falar corretamente o português de sua terra natal.

Nasceu assim o PORTUÑOL, este idioma complexo mistura o que há de melhor nos dois idiomas, português e espanhol, e veio mais tarde ser usado por milhões de brasileiros e latinos.

A última sexta-feira de outubro é deveras importante para o povo brasileiro, pois foi aqui que concentrou-se quase que a maioria dos escravos fluentes em portuñol, e foi aqui, exclusivamente, que estes passaram adiante seu conhecimento. Este dia mostra-se importante pois devemos lembrar com louvor a luta dos escravos negros da China, que lutaram bravamente contra odomínio espanhol no Brasil, fato este completamente ignorado pelos livros de história, mas que vamos lembrar e homenagear. Sim, este dia visa homenagear os bravos homens que lutaram com facas e pedaços de pau nas margens do Rio Poripocororó (nome indígena), os senhores e senhoras que dedicaram-se durante sua vida a passar a cultura portuñola adiante."



Desafio: Dizer Rio Poripocororó 10 vezes sem errar e numa velocidade alta! hsaudhaudha
Preciso dizer que euri demaaaaaaaaais??? Não neam?

E não para por aí, no site oficial do portuñol día, tem até aulas básicas, intermediárias e 'avanzado'! ashaushausauh
Gente... fala sério que dá vontade aprender e arregaçar amanha no portugês+espanhol? rsrs

Então gente bora ver Ti-Ti-Ti, se inspirar no Victor Valentim e botar seu estilista portunhol interior pra funcionar. Vale de tudo: postagem em blog, twitter, facebook, formspring e toda a parafernalha de redes sociais que existem e eu não lembro ok???
Besos minha genteeeen!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui, ou entao vá encher o saco de outro!