terça-feira, 26 de outubro de 2010

MEU HD MINHA VIDA



Essa é a cara de quem está na frente de um computador travado.


Não é de hoje que muita gente não faz Backup, aliás, tem gente que nem sabe o que é isso. Backup é um termo em inglês de informática utilizado para cópia de segurança. Antigamente, digo, a uns anos atrás, faziamos isso, em disquetes, se bem que tem gente que até hoje ainda faz, e a coisa foi evoluindo cada dia, do disquete, passou pro cd que passou pro dvd que virou Blue-ray e pen-drivers e hd externos e por ai vai. Pra vc ter uma idéia, a exatamente 16 anos atrás, quando ganhei o meu primeiro e poderoso computador 486 DX2 - 66Mhz, o HD dessa época era gigantesco, 540 Mb, sério. Nessa ocasião isso era espaço demais, hoje, em 2010 a coisa aumentou mais de 1000 vezes, ou seja, nessa proporção, quando estivermos em 2020 ja deve ter armazenamento na casa dos PetaBytes. Sim, é coisa pra ¨$%&¨. 

Mas a maioria das pessoas, hoje em dia, esquecem que tem muito espaço e esquecem que o HD é a unica peça mecânica do computador, ou seja, muito mais facil de dar problema do que qualquer outra peça do micro, e quando isso acontece, o desespero toma conta e eu ja ví diversas vezes isso acontecer mais de 1 vez com a mesma pessoa e ela ficar desespera de novo dizendo que depois disso irá fazer o Backup. Para quem não sabe, um hd internamente, aberto é assim:



Ou seja, contrariando o que algumas pessoas pensam, o HD sofre com porradas que, por ventura, o gabinete  sofra, ou seja, não é nada aconselhável você dar murros ou pontapés quando o computador resolve não funcionar, pois a paleta onde grava os dados pode "arranhar" o disco ai ja era. Até mesmo se o Gabinete estiver em uma superfície que não seja muito rigida, as pancadas nela, podem ser transferidas para o seu HD, para os mais antigos que viram o Disco de Vinil funcionar, é mais ou menos isso, se o disco estivesse rodando e você fizesse algum tremor no aparelho a agulha "saltava" a arranhava o disco, a diferença pro HD é que se isso acontecer qualquer mínimo arranhão pode fazer alguns bons milhates de dados irem pro vinagre.

Existem alguns programas para recuperar informações de um HD quando acontece algo, tipo, formatar, apagar, deletar... mas quando ele da algum problema físico, ai a coisa é mais complexa, mas mesmo assim, existem firmas especializadas nesse tipo de recuperação, mas prepare o bolso, pois a facada é alta.


Mas por que toquei no assunto...bom, ontem quando eu ainda tinha que terminar uns trabalhos o meu HD de 1Tb resolveu parar, simples assim, parou e chega, eu so não fiquei desesperado porque tinha feito BACKUP em outro HD, um externo, mas depois de um tempo eu vi que eu nem preciso de tanto espaço assim, as minhas coisas principais cabem, se bobear, num DVD, então o resto é oq? Bom, muito filme, material educativo, musica e porcarias que vamos guardando e nunca apagamos, sempre que a gente tem espaço vai jogando e depois na nossa cabeça a gente pensa em algum dia arrumar toda essa merda. Quando isso acontece existem duas coisas, um boa e outro ruim, ruim por ter perdido, na maioria das vezes, muita coisa importante e boa porque te economizou um tempo enorme que algum dia você iria perder fazendo backup dessa porcaria toda... Bom, é isso, faça backup sempre antes que a merda esteja feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui, ou entao vá encher o saco de outro!