sábado, 27 de novembro de 2010

Rio em Guerra

Imaginem a cena, um dia você acorda e vê sua rua tomada por tanques das forças armadas, é bem bizarro. Isso está acontecendo essa semana com moradores das favelas do Rio, mas eles estão muito longe de conseguirem dormir e acordarem nessa tranquilidade de levantar como quem não quer nada ir até a janela pra olhar o que se passa na rua, isso pra eles é coisa de filme.

Entenda a onda ataques e tomada das favelas do Rio pela polícia e as forças armadas.

Desde o dia 20 novembro bandidos ligados ao tráfico vem promovendo ataques e incêndios em veículos.


"Para as autoridades de segurança, as ações são uma retaliação dos traficantes contra a instalação das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) nos morros e favelas."

Aviso do Comando Vermelho, na Vila Cruzeiro.



As favelas do Rio como todo mundo sabe são controladas por facções criminosas. Comando Vermelho, Terceiro Comando e Amigos do Amigos são as três principais.

Na quarta-feira dia 24 um grupo de criminosos deixou recado em um bilhete para polícia: "se continuar as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) não vai ter Copa e nem Olimpíadas".
Ainda no dia 24 o governador do Rio pediu apoio à Marinha brasileira.


"Na quinta-feira (25), 5º dia de ataques, policiais civis e militares, usando veículos da Marinha e também o Caveirão,
ocuparam a Vila Cruzeiro, provocando a fuga de criminosos para o conjunto de favelas vizinho, o Complexo do Alemão."




Foi uma das maiores ofensivas da Polícia Militar com o BOPE, Polícia Civil e Marinha o que resultou na tomada da Vila Cruzeiro.

Veículos blindados, helicópteros, equipamentos de comunicação e visão noturna foram enviados por autorização do Ministério da Defesa. "Ainda no dia 25 foram convocados 300 agentes da Polícia Federal e 800 homens do Exército."




Desde então confrontos entre militares e criminosos com trocas de tiros vem ocorrendo, e neste sábado completam uma semana. Cerca de 2600 homens se preparam para entrar a qualquer momento no Complexo do Alemão.


Basta torcer para que tudo acabe bem com os traficantes detidos, mas cabe a observação de que a justiça não seja frouxa.

Para finalizar segue um vídeo de uma das imagens que impressionou durante essa semana, a fuga dos traficantes da Vila Cruzeiro.


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui, ou entao vá encher o saco de outro!